quinta-feira, 30 de julho de 2015

Trabalho e Salário



Igreja Cristã de Aton
Trabalho e Salário
Um Senhor foi até a praça da cidade contratar trabalhadores as 9 horas da manhã. Contratou todos. Depois foi ao meio-dia e fez a mesma coisa. As 15 horas fez a mesma coisa e as 17 horas fez a mesma coisa. Quando deu 18 horas reuniu todos para o pagamento. Pagou o mesmo valor para todos. Logo começaram as reclamações.
- Nós trabalhamos desde manhã e ganhamos a mesma coisa!
- Nós estamos desde o meio-dia e ganhamos a mesma coisa!
- Ele chegou às 17 horas e ganhou a mesma coisa!
O Senhor respondeu:
- Amigo, eu cumpri o meu trato com você. Que te importa se sou generoso com os demais?
Existe um filme Star Trek onde as baleias estão extintas e o Capitão Kirk volta ao passado (o presente atual) para salvar as baleias e salvar o planeta. Quando os humanos veem a Enterprise perguntam: “Quanto custou essa nave?”. Kirk responde: “Nós temos outra economia”.
Entender o que o Senhor fez, relatado acima é impossível do ponto de vista da razão. Somente com um sentimento é possível entender. É nesse nível de consciência que uma humanidade tem de chegar para ter um planeta avançado onde haja paz, harmonia e prosperidade para todos. Esse é um salto de consciência gigantesco. E sem esse salto não há futuro possível em nenhum planeta do universo. Todos têm de chegar nisso ou perecer como civilização.
É possível ser assim neste mundo. Vi inúmeras vezes essa forma de agir dar excelentes resultados. Sempre. 100% das vezes. Generosidade nunca falha. Desde uma faxineira até o mais alto nível intelectual ou econômico. Funciona perfeitamente. Não é utópico nem fora da realidade. Funciona neste planeta aqui e agora. Mas, é preciso ter dado um salto de consciência para sentir o que o Senhor sente. Caso contrário não agirá como ele.
Todas as pessoas merecem a oportunidade de trabalhar no que gostam e na medida das suas capacidades de trabalho. E todos merecem ganhar na medida das suas necessidades. Sem haver exploração de nenhuma das partes. O Senhor não explora os trabalhadores e estes não enganam o Senhor. Todos trabalham diligentemente dando o melhor de si mesmos. Não perdem tempo, não enrolam, não empurram com a barriga, não ficam olhando o relógio, não fingem que estão trabalhando, etc. Cada um cumpre com a sua parte e todos ganham.