segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ironia



Ironia
Numa palestra ou num texto usa-se de vez em quando um tom irônico para passar uma mensagem que está embutida num subtexto. É uma forma sutil de passar uma informação falando de outra coisa.
Quem está acompanhando atentamente a palestra consegue perceber o sentido da ironia e quando é uma ironia que se está falando.
É este o problema quando se tira uma fala do contexto. Perde-se totalmente o sentido que se queria dar e desvirtua-se o que se estava falando.
É muito comum este tipo de interpretação. E é um problema para todos os oradores e escritores. Usa-se a ironia para enriquecer o texto ou a fala. Pois seria tedioso só falar em termos absolutamente claros para uma criança de 3 anos de idade. Ainda mais quando o texto ou fala estão sendo canalizados.
A ironia tem o mesmo objetivo de uma metáfora, que é passar um conhecimento oculto para o consciente, mas totalmente claro para o inconsciente. É por esta razão que o Mestre Jesus sempre falava por parábolas. Não é necessário fazer um discurso de horas quando basta dar um pequeno exemplo, como quando falou sobre o camelo passar no buraco da agulha. Sem a pessoa entender o contexto em que isso foi dito é impossível compreender o que tem o camelo, o buraco, os ricos e o reino dos céus. Só quem estava lá e sabia onde estava o buraco na muralha é que entendeu na hora o que foi dito.
É por esta razão que um dos episódios mais inteligentes da série Jornada nas Estrelas, A Nova Geração, é sobre uma raça de extraterrestres que só falam por metáforas. No início fica muito difícil o entendimento entre humanos e eles. Mas, depois que na prática isso é vivenciado fica perfeitamente clara a forma de comunicação.
Mais uma vez fica evidenciada a extrema sabedoria do Mestre em usar metáforas. “Quem tem olhos, veja. ”